A fraude das PLPs
Esse ano houve um enorme crescimento de fraudes nas postagens de PLPs dos Correios principalmente do Mercado Livre, onde pessoas alteravam informações de destinatário e endereço e revendiam as etiquetas a um preço muito abaixo das taxas cobradas.
Tomado conhecimento sobre a fraude das etiquetas, a ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) inicialmente tornou obrigatória a validação de todas as PLP’s realizadas através do Mercado Livre por meio de sua ferramenta SVP – Sistema Validador de Postagens – para as agências franqueadas onde ocorreram a incidência. Em novembro desse ano os Correios enviaram uma nota aos franqueados informando que seria obrigatória a validação de todas as PLP’s através do sistema.
O que é o SVP
O Sistema Validador de Postagens é uma ferramenta dos Correios lançada para que a AGF (Agência de Correio Franqueada) possa conferir se as informações do objeto estão de acordo com sua a lista de pré-postagem contida no SIGEPWeb para então realizar a venda no sistema dos Correios SARA. O webservice confere tanto o endereço do destinatário quanto as dimensões e peso do objeto e com isso, as fraudes podem ser contidas. No entanto, além da agência ter de criar um processo a mais, por ser um serviço novo, o mesmo ainda não consegue atender a demanda suficiente e acaba ficando muito lento. Isso fez com que muitos objetos saíssem depois do horário da agência, quase inutilizar os sistemas de pré-postagem internos e houve a necessidade de treinar mais funcionários para operar a ferramenta e assim poder atender a demanda diária de PLPs da AGF.
Solução
Recentemente os Correios lançaram uma API de integração com o webservice, onde os sistemas de pré-postagens pudessem integrar-se a ferramenta. Como alguns sistemas ainda não adaptaram-se, seus clientes AGF ainda precisam utilizar a própria ferramenta dos Correios, assim gerando problemas como os citados acima.
O SECT, um sistema completo para AGF’s que nós, a Santana Solutions, assinamos um contrato de parceria esse ano com a Chip-On Sistemas para distribuir e representar o mesmo na SPM, foi um dos pioneiros no desenvolvimento da integração com o SVP acelerando o processo de validação em nossos clientes, já que o mesmo consegue realizar a validação em lote de todos os objetos da PLP e não um-a-um como ocorre na ferramenta dos Correios.