O que é a Virtualização do Ambiente de Trabalho?
Primeiramente são criados no servidor “Usuários Virtuais” que funcionam como se o servidor fosse dividido em diversos computadores. Assim os computadores somente acessam esses Usuários Virtuais através da Área de Trabalho Remota do Windows via rede local, utilizando os programas e recursos do servidor. Ou seja, todo o processamento do terminal ocorrerá no servidor e não mais no computador.
Vantagens em ter um Ambiente Virtualizado
- Redução de Custos com Computadores: Através do ambiente virtual não é necessário a utilização de computadores novos, podendo substituí-los por ThinClients* com menor custo de aquisição e manutenção, além de ocupar menos espaço. Outra grande vantagem é a possibilidade de utilizar as máquinas mais velhas para acessar os ambientes virtuais fazendo com que essas máquinas trabalhem com alto desempenho.
- Redução de Custos com Licenças: Como todas as máquinas utilizam os recursos do servidor, acabam utilizando também o Sistema Operacional e programas nele instalados, não sendo necessário obter uma licença de Office, Windows e etc para cada terminal. Para se ter uma noção, em um ambiente comum de 15 terminais, é necessário a aquisição de 15 licenças do Windows. No ambiente virtualizado é necessário somente a aquisição de um servidor e uma única licença do Windows Server que já vem com suporte a 15 usuários locais**. Nos terminais, é possível usar os antigos removendo o Windows e implantando um Sistema Operacional Linux, que é gratuito e faz acesso ao ambiente virtualizado do servidor. A Microsoft está intensificando seu programa de fiscalização e com essa tecnologia sua agência estará legal e sem alto investimento com TI.
- Segurança: As informações são gravadas no servidor e o administrador pode configurar as permissões de acesso individualmente evitando assim que os usuários instalem vírus e outros programas maliciosos.
*Um thin client (“cliente magro”) é um computador cliente em uma rede de modelo cliente-servidor de duas camadas o qual tem poucos ou nenhum aplicativo instalados, de modo que depende primariamente de um servidor central para o processamento de atividades. A palavra “thin” se refere a uma pequena imagem de boot que tais clientes tipicamente requerem – talvez não mais do que o necessário para fazer a conexão com a rede e iniciar um navegador web dedicado ou uma conexão de “Área de Trabalho Remota” tais como X11, Citrix ICA ou Microsoft RDP.
**Utilizando a versão Foundation que suporta sem custo adicional até 15 usuários locais.
Qual a Estrutura Ideal?
Estudamos essa tecnologia especialmente para implantação do sistema SECT AGF, que por tratar de um sistema robusto, seguro e completo, em agências com mais de 10 usuários na rede particular é necessário um melhor hardware para maior desempenho operacional. No entanto, como em qualquer sistema, utilizar um computador normal como servidor poderá ocasionar travamento, redução de desempenho do usuário e consequentemente da agência. Portanto dimensionamos o melhor ambiente para o funcionamento de uma agência, cujo método já é praticado por grandes empresas como Microsoft, HP, Facebook, etc; onde através da virtualização do ambiente de trabalho, consegue-se ter o melhor desempenho e menor custo com tecnologia.
Tanto o SECT quanto os outros programas utilizados em agências funcionam perfeitamente no ambiente virtualizado, logo você economiza e ganha mais desempenho.